Síndrome de West

Síndrome de West: conheça as causas, sintomas e tratamentos

Saiba mais sobre a Síndrome de West e como as crises podem ser controladas!

A Síndrome de West aparece geralmente entre os 3 meses e 1 ano de idade, e causa regressão no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê.

Ela é uma encefalopatia epiléptica, diagnosticada através da hipsarritmia, que é uma alteração no eletroencefalograma.

TIPOS E CAUSAS DA SÍNDROME DE WEST

A Síndrome de West é dividida em dois grupos:

SINTOMÁTICOS

Quando os pacientes já tiveram sinais prévios de lesão cerebral por causas conhecidas, como malformações cerebrais, infecções do sistema nervoso central, hemorragias intracranianas, Síndrome de Down, entre outros.

CRIPTOGÊNICO

Já o grupo criptogênico representa 40% dos casos da Síndrome de West, e os pacientes não apresentam sinais prévios de lesão cerebral, não sendo possível determinar as causas.

SINTOMAS DA SÍNDROME DE WEST

Entre os principais sintomas da Síndrome de West estão:

ESPASMOS RÁPIDOS

De 2 a 10 segundos, que acontecem geralmente no início do sono ou ao despertar. Eles podem vir acompanhados de gritos, risos ou choros, perda de consciência e hipotonia.

ATRASO NO DESENVOLVIMENTO

Alguns sintomas também aparecem no desenvolvimento do bebê, quando ele não sustenta o pescoço aos 2 meses, não rola o tronco aos 4, e não senta sem apoio aos 6 meses.

TRATAMENTO

Apesar de não ter cura, as crises podem ser controladas com o tratamento adequado.

Para isso, são indicados geralmente o ACTH sintético ou natural (hormônio adrenocorticotrófico), e a Vigabatrina (FAE), que é um antiepiléptico.

Outras medicações podem ser indicadas, como a prednisolona, valproato de sódio, topiramato, lamotrigina, entre outras.

Veja o depoimento do Marcelo Nazário, pai do Davi, sobre o diagnóstico e tratamento da Síndrome de West em seu filho, na matéria da revista Crescer.

O eletroencefalograma (EEG) é um exame que permite o estudo do registro gráfico das correntes elétricas espontâneas desenvolvidas no cérebro. Saiba mais aqui!