Eletroencefalograma com Mapeamento Cerebral

O eletroencefalograma, ou EEG, é um método não invasivo e indolor de avaliação da atividade elétrica cerebral, observando assim, situações patológicas. É essencial na investigação precoce de danos ao sistema nervoso central.

Preparação do exame

Para realizar o exame é necessário que o paciente esteja com o cabelo limpo e seco, sem gel, e sem creme. Para a realização do exame não é necessário jejum, a alimentação e medicação são normais conforme rotina.

Realização de exame – como é feito?

O EEG geralmente é realizado por um técnico (a). O paciente fica deitado na cama, e o técnico inicia a montagem do exame, na qual cada eletrodo é colocado em uma região diferente do cérebro, sendo 23 no total. É colocado com uma massa condutora e um pedaço de papel para ajudar a fixar. Em seguida, o eletroencelógrafo registra a atividade cerebral. Durante o exame o técnico poderá pedir para o paciente abrir e fechar os olhos  e respirar profundamente durante 3 minutos.

Motivo da realização do exame

O EEG pode ser solicitado com a finalidade de identificar situações patológicas, como encefalopatias, lesões cerebrais focais, processos isquêmicos, morte cefálica. Além disso, também pode ser solicitado o EEG neonatal, com o propósito de avaliação da maturidade cerebral, crises neonatais e estabelecimento do prognóstico neurológico em longo prazo.

Entrega de resultado

A entrega do laudo e traçado do exame é realizada via whatsapp, em até 7 dias úteis.

Necessita preparo (jejum)?

NÃO

Utiliza contraste?

NÃO

Existem contra-indicações?

NÃO

Tire suas dúvidas