A atividade cerebral é captada por sensores e a Inteligência Artificial é capaz de reconstituir imagens de rostos com precisão.
A Inteligência Artificial (IA) está sendo usada por pesquisadores canadenses para recuperar imagens do cérebro. O estudo foi publicado no começo do ano na revista eNeuro, e pode revolucionar muitas atividades no futuro.
O estudo começou detectando características e padrões de um grande número de imagens de rostos, que alimentaram uma rede neural.
A Inteligência Artificial aprendeu a distinguir e combinar as características dos rostos humanos com padrões de atividade cerebral. Para isso foram usados aparelhos de eletroencefalograma (EEG), observando os mesmos rostos.
Dan Nemrodov, que participou da pesquisa da Universidade de Toronto, diz que quando a mente humana vê algo, cria uma percepção mental no cérebro. Ela é praticamente uma impressão mental daquilo que estamos vendo.
Os pesquisadores conseguiram capturar essa percepção usando o eletroencefalograma, para obter uma ilustração direta do que estava acontecendo no cérebro de voluntários durante o processo.
Ao mesmo tempo em que as imagens estavam sendo observadas, os sensores do EEG capturaram a atividade cerebral. A Inteligência Artificial leu as informações dos sensores e foi capaz de reconstruir os rostos com uma precisão surpreendente.
PRÓXIMOS PASSOS
Os pesquisadores acreditam que com a Inteligência Artificial podem reconstruir não só o que a pessoa está olhando, mas também suas lembranças e imaginação. Com isso são capazes de revelar o conteúdo subjetivo de nossa mente, como a percepção e a memória.
Isso pode causar uma revolução em várias áreas, como para auxiliar pessoas com dificuldade de comunicação verbal. Também poderá ter aplicações práticas para resolução de crimes, reproduzindo nitidamente as lembranças de testemunhas oculares, por exemplo.
Esta não foi a primeira vez que imagens foram reproduzidas a partir de exames cerebrais, mas a pesquisa foi pioneira no uso do eletroencefalograma para isso.
O eletroencefalograma é um exame que permite o estudo do registro gráfico das correntes elétricas espontâneas desenvolvidas no cérebro.
ELETROENCEFALOGRAMA E OUTROS EXAMES NEUROLÓGICOS NA CLÍNICA DC
Reconhecida pela qualidade dos exames de diagnóstico, a Clínica David Czizyk atua há mais de 40 anos em Curitiba.
Oferecemos diversos tipos de exames nas especialidades de Neurologia, Cardiologia, Pneumologia e Medicina do trabalho.
Veja mais aqui!