enxaqueca

Enxaqueca: Saiba o impacto da doença na vida das pessoas.

A enxaqueca afeta milhões de pessoas em todo o mundo, mas ainda é incompreendida e subestimada por muitos.

Parece uma simples dor de cabeça, mas não é: 80% das pessoas que sofrem de enxaqueca se sentem limitadas na realização das tarefas do dia-a-dia, e metade delas falta em média 3,8 dias por mês ao trabalho.

É o que diz o estudo My Migraine Voice, que ouviu 11 mil pessoas de 31 países. Divulgado nos dias 15 e 16 de novembro, no Congresso de Neurologia no Porto, em Portugal, o estudo mostra o impacto da enxaqueca na vida das pessoas.

Mais da metade (54%) dos que sofrem com a doença se sentem incompreendidos. 43% se sentem impotentes em relação à doença, e 40% disseram sofrer de depressão causada pela enxaqueca.

A grande maioria dos participantes (95%) relataram dificuldades para dormir, e a necessidade de períodos prolongados de isolamento no escuro durante as crises.

O estudo foi promovido pela European Migraine Headache Alliance, e selecionou pacientes com pelo menos 4 crises de enxaqueca por mês, nos 3 meses que antecederam a pesquisa.

Quase 90% dos pesquisados fez pelo menos 1 tratamento preventivo. Por isso o estudo é relevante: para mostrar à opinião pública o impacto da enxaqueca na vida pessoal e profissional dos pacientes.

O QUE É A ENXAQUECA?

A enxaqueca é uma doença neurológica, causada por uma alteração funcional no cérebro. Os sintomas são dores de cabeça intensas e crises recorrentes, associados à intolerância a cheiros, sons e luz, náuseas, vômito, falta de apetite e de concentração.

A enxaqueca é uma doença crônica, e as crises duram geralmente de 4 a 72 horas. A recorrência das crises pode variar de uma vez por mês, a uma ou duas vezes por semana, não sendo sempre igual.

A principal causa da enxaqueca é um componente genético, que determina como o nosso cérebro funciona. O fator hormonal é a segunda maior causa da doença.

Para minimizar os sintomas, alguns medicamentos podem ser receitados, de acordo com cada pessoa. Mas o impacto da doença deve ser trabalhado como um todo, passando pela medicina do trabalho e exames neurológicos, para adequar a rotina do paciente.

EXAMES NEUROLÓGICOS NA CLÍNICA DC

Oferecemos diversos tipos de exames nas especialidades de Neurologia, Cardiologia, Pneumologia e Medicina do trabalho.