Espirometria

Espirometria: o que é e para que ela serve

A espirometria é realizada para diagnosticar ou acompanhar a evolução de doenças pulmonares, e para aferir a capacidade respiratória em pessoas sadias.

Espirometria é o teste que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar e expirar e a velocidade com que faz. É realizada para diagnosticar ou acompanhar a evolução de doenças pulmonares. Atletas, pessoas sadias em geral, e pacientes em pré-operatório também podem fazer a espirometria para checar sua capacidade respiratória.

SOBRE A PROCEDIMENTO

A espirometria é um exame não invasivo e indolor, com cerca de meia hora de duração. O paciente fica sentado e respira através de um tubo com bocal, conectado ao espirômetro. Durante o exame o paciente deve respirar tranquilamente por algum tempo; encher o pulmão completamente; assoprar com o máximo de força e rapidez possível, e depois lentamente. O teste poderá ser repetido após a aplicação de medicação broncodilatadora. A espirometria gera uma série de tabelas e gráficos que informarão as condições ventilatórias do paciente, em parâmetros como volume expirado forçado (VEF), capacidade vital forçada (CVF), volume residual (VR), entre outros.

PREPARATÓRIO PARA O EXAME

O preparatório para o exame é simples. Não é necessário jejum, mas chás, cafés ou bebidas alcoólicas não podem ser ingeridos em até quatro horas antes do início do exame. Também deve-se suspender por quatro horas o uso de broncodilatadores de ação rápida, e por doze horas os de ação prolongada. Não se deve fumar nas duas horas que antecedem o exame.

Clínica David Czizyk realiza o exame de espirometria e diversos outros nas especialidades de Neurologia, Cardiologia, Pneumologia e Medicina do trabalho. Agende sua consulta para conhecer a clínica e cuidar bem da sua saúde: Rua Des Westphalen, 15 – Centro Curitiba – PR 80010-903 | 41 3224-7829 | Horário de atendimento: 08:00 – 18:00