exames ocupacionais

Exames ocupacionais são necessários para atender normas trabalhistas.

Todas as empresas devem promover e preservar a saúde de seus trabalhadores, de acordo com o PCMSO. Por isso, a importância dos exames ocupacionais.

Qualquer empresa, mesmo as que têm apenas um funcionário, precisa se adequar ao PCMSO. Esta é a sigla do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, com foco na promoção e preservação da saúde dos trabalhadores. Dessa forma, fica destacada a importância e necessidade da realização dos exames ocupacionais.

O PCMSO é regulamentado pela NR-7 do Ministério do Trabalho. A norma estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

O programa estabelece a realização de exames médicos admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, mudança de função e demissional.

De acordo com o item 7.2.3 da norma regulamentadora, destaca-se o seguinte:

“O PCMSO deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores”.

Já o item 7.3.1 especifica que é de responsabilidade do empregador:

  1. a) garantir a elaboração e efetiva implementação do PCMSO, bem como zelar pela sua eficácia;
  2. b) custear sem ônus para o empregado todos os procedimentos relacionados ao PCMSO;
  3. c) indicar, dentre os médicos dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SES0MT(SESMT), da empresa, um coordenador responsável pela execução do PCMSO;
  4. d) no caso de a empresa estar desobrigada de manter médico do trabalho, de acordo com a NR 4, deverá o empregador indicar médico do trabalho, empregado ou não da empresa, para coordenar o PCMSO;
  5. e) inexistindo médico do trabalho na localidade, o empregador poderá contratar médico de outra especialidade para coordenar o PCMSO.

ATIVIDADES ESPECÍFICAS

De acordo com o tipo de atividade exercida, existe a necessidade de exames e certificações específicos. É o caso do trabalho em altura, que é regulamento pela NR-53 (NR-35) do Ministério do Trabalho.

De acordo com o item 35.4.1.2, cabe ao empregador avaliar o estado de saúde dos trabalhadores que exercem atividades em altura, garantindo que:

  1. a) os exames e a sistemática de avaliação sejam partes integrantes do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, devendo estar nele consignados;
  2. b) a avaliação seja efetuada periodicamente, considerando os riscos envolvidos em cada situação;
  3. c) seja realizado exame médico voltado às patologias que poderão originar mal súbito e queda de altura, considerando também os fatores psicossociais.

A aptidão para trabalho em altura deve ser consignada no atestado de saúde ocupacional do trabalhador.

MEDICINA DO TRABALHO NA CLÍNICA DC

A Clínica DC realiza diversos exames ocupacionais para medicina do trabalho, como eletroencefalograma, eletrocardiograma, espirometria, acuidade visual e exames laboratoriais.

Atendemos tanto em nossa clínica, em lugar privilegiado no centro de Curitiba, como nas empresas. Inclusive somos pioneiros na realização de exames de eletroencefalograma in company.

Conheça mais aqui!