estado vegetativo

Estado vegetativo: pesquisas revelam consciência em pacientes

Exames como o eletroencefalograma mostram que pacientes em estado vegetativo possuem consciência

O córtex cerebral é a região do cérebro responsável por comandar o nosso pensamento e personalidade. Quando esta região sofre traumas ou lesões, a mente é capaz de entrar no que chamamos de estado vegetativo.

Esta condição é resultado de um desequilíbrio da consciência e leva o indivíduo ao estado de vigília, ou seja, sem capacidade de discernimento e comunicação verbal, estímulos visuais, auditivos e tácteis. Porém, muitas vezes, durante o estado vegetativo são mantidas algumas funções primárias, como a respiração, excreção e deglutição.

Causado pela ausência de oxigênio, traumas ou doenças que podem atingir a região neurológica, o estado vegetativo encontra-se em um estágio acima do coma. Quando detectada, esta condição pode ser classificada como estado vegetativo continuado, quando a situação se prolonga pelo período mínimo de 4 semanas. Já quando o quadro se estende por mais de 3 meses, é denominado como estado vegetativo persistente.

No entanto, os últimos estudos realizados a partir de exames de eletroencefalograma (EEG), pela Universidade de Western Ontario, no Canadá e publicados na revista científica The Lancet, colaboraram para que alguns especialistas identificassem que, ao contrário do que se afirmava até hoje, os pacientes nesse estado demonstravam consciência nos diagnósticos.

A pesquisa foi composta por 16 pacientes em estado vegetativo a partir de lesões cerebrais e outros 12 voluntários sem qualquer condição neurológica. Destes 16, um total de 3 indivíduos manifestaram respostas claras e positivas em relação a solicitações de movimentos durante o exame de eletroencefalograma.

A partir destes estudos, os pesquisadores e especialistas têm a esperança de que com o método EEG seja possível avançar nas pesquisas sobre os pacientes em estados vegetativos. Em um futuro será possível realizar diagnósticos profundos para esses pacientes, proporcionar melhores condições no leito hospitalar e, inclusive, aprimorar a comunicação com cada indivíduo ao longo do tratamento.

Além de lesões, algumas doenças podem afetar seriamente o cérebro, levando o indivíduo ao estado vegetativo. Por isso, mantenha os seus exames sempre em dia e consulte um especialista com regularidade. Neste campo, a Clínica DC oferece com excelência o atendimento dos exames de eletroencefalograma. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!