Pessoas com epilepsia podem dirigir

Pessoas com epilepsia podem dirigir, mas com restrições

O recente acidente em Copacabana levantou a dúvida se pessoas com epilepsia podem dirigir.

Pessoas com epilepsia podem dirigir, mas precisam informar essa condição no exame de aptidão física e mental. O exame é exigido durante o processo para tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O tema ganhou destaque na mídia no início do ano, quando Antônio de Almeida Anaquim, de 41 anos, atropelou 18 pessoas e matou um bebê no calçadão de Copacabana. O motorista alegou que uma crise de epilepsia causou o movimento brusco que levou ao acidente.

Pessoas com epilepsia podem dirigir, mas com algumas restrições.

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), pessoas com epilepsia podem dirigir. Mas é preciso seguir algumas regras e condições específicas:

– Portadores de epilepsia precisam informar sua condição no momento do exame de aptidão física e mental. Esse exame é exigido para tirar a CNH pela primeira vez, e a cada renovação.

– Feito isso, o Detran irá fornecer uma ficha cadastral, com um questionário perguntando se o motorista possui epilepsia, e quais medicações fazem parte do tratamento.

– Após a declaração formal, o motorista precisa apresentar um relatório detalhado assinado pelo médico que acompanha o tratamento. O especialista deve indicar a frequência e intensidade das crises.

– Com essas informações, o médico perito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) irá avaliar se o paciente está apto para dirigir.

Para receber a autorização médica, é preciso estar sem crises por no mínimo 1 ano. Caso o paciente suspenda os medicamentos, o período exigido sem crises aumenta para 2 anos, e é preciso estar sem os remédios há pelo menos 6 meses.

Dependendo dos critérios do órgão emissor, o prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação também pode ser encurtado. Portadores de epilepsia ficam restritos à habilitação na categoria B apenas.

MEDICINA DO TRABALHO NA CLÍNICA DC

Empresas que possuem funcionários com cargo de motorista devem fazer regularmente exames de eletroencefalograma para controle e prevenção de epilepsia.

A Clínica DC realiza diversos exames ocupacionais para medicina do trabalho, como eletroencefalograma, eletrocardiograma, espirometria, acuidade visual e exames laboratoriais.

Atendemos tanto em nossa clínica, em lugar privilegiado no centro de Curitiba, como nas empresas. Inclusive somos pioneiros na realização de exames de eletroencefalograma in company.

Conheça mais aqui!