Novembro azul

Novembro Azul – A prevenção é o melhor remédio.

Vários órgãos públicos e pontos turísticos ao redor do mundo se iluminam de azul para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, causa do Novembro Azul.

Novembro é o mês dedicado à conscientização e à prevenção contra o câncer de próstata. O movimento Novembro Azul surgiu em 2003 na Austrália, e logo se espalhou pelo mundo. Vários locais públicos são iluminados com a cor azul para ajudar a espalhar a mensagem durante todo o mês de novembro.

Depois do câncer de pele, o câncer de próstata é o que mais atinge a população masculina no Brasil. Somente em 2014, foram registrados 68.800 novos casos da doença no país, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Apesar de grave, o câncer de pele pode ser curado em 90% dos casos, desde que diagnosticado precocemente. Mas o exame de toque ainda é um tabu que faz com que muitos homens descubram tardiamente a doença.

Os principais sintomas da doença, que evolui lentamente, são a diminuição do jato de urina e o aumento na frequência urinária. Dificuldade para urinar também pode ser observada quando a doença já está em estágio avançado.

PREVENÇÃO

A melhor maneira de prevenção contra o câncer de próstata é manter alimentação e hábitos saudáveis. Dieta rica em vitaminas, cereais e verduras, e com poucas gorduras animais. Prática de atividades físicas regularmente, e distância do cigarro e do álcool em excesso.

DIAGNÓSTICO

Além do exame de toque, o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) é fundamental para o diagnóstico da doença. Recomenda-se que a partir do 50 anos os exames sejam feitos anualmente. Quando existe o histórico familiar da doença, deve-se fazer o exame a partir dos 45 anos.

Reconhecida pela qualidade dos exames de diagnóstico, a Clínica David Czizyk atua há mais de 40 anos em Curitiba. O pioneirismo e compromisso com resultados de alta confiabilidade e precisão têm garantido, durante todos esses anos, a confiança dos clientes na Clínica David Czizyk.