estresse

Estresse: conheça as suas consequências para o nosso organismo

Entenda os riscos que o estresse pode trazer para a nossa vida e saiba como evitá-los

Seja no trabalho ou na vida particular, a modernidade não nos poupa quando o assunto é uma agenda cheia e muitas responsabilidades ao longo do dia. Em consequência, o estresse vem atingindo grande parcela da nossa população e, em demasia, esta condição é capaz de gerar diversos problemas para o nosso organismo.

Engana-se quem imagina que o estresse é responsável apenas pelo nosso cansaço, irritabilidade e problemas de sono cotidianos. Muito mais profundas, as consequências de uma rotina desgastante ou, até mesmo, alguns traumas psicológicos podem levar o nosso corpo a condições graves, como um possível ataque cardíaco, por exemplo.

É o que revela um estudo recente, publicado na revista The Lancet e realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. De acordo com as pesquisas, os efeitos causados pelo estresse no cérebro humano podem estar associados a um aumento significativo do risco de ataque cardíaco.

Neste estudo, realizado com 300 participantes, foi constatado que aqueles que demonstraram maior atividade na amígdala – região responsável pelas emoções, como o estresse -, também estavam mais propensos a sofrerem com as condições cardiovasculares. Por fim, pode-se constatar que o estresse extremo pode ser tão nocivo à saúde quanto vícios relacionados ao álcool, drogas ou alimentação.

Em casos de extremo estresse ou emoções intensas, a amígdala cerebral é responsável por enviar sinais à medula óssea, promovendo uma maior produção de células brancas para o sangue que, posteriormente, causarão desde dores musculares e problemas dermatológicos a inflamações nas artérias, como derrames, anginas e ataques cardíacos.

Contudo e apesar do avanço dos estudos, os pesquisadores afirmam que ainda são necessárias mais informações para confirmar todas as conclusões em relação ao efeito do estresse no nosso organismo.

Como controlar o estresse na sua rotina

Apesar das dificuldades encontradas no dia a dia, especialistas afirmam que é possível contornar as situações de estresse a partir do controle e equilíbrio das emoções e com a adaptação de um novo estilo de vida.

Com da identificação do estresse em alto nível, é possível criar uma mudança a partir da junção de uma série de fatores, como uma alimentação equilibrada e com o acompanhamento de um especialista e a prática constante de exercícios físicos. Além disso, é valido manter as horas de sono em dia e, em alguns casos, realizar um tratamento psicológico com um profissional certificado.

No entanto, é preciso ressaltar que o uso de substâncias como álcool, tabaco, a automedicação e outras drogas podem atrapalhar o processo. E, inclusive, causar mais problemas, principalmente aos pacientes com propensão a desenvolver condições cardiovasculares a partir do estresse.

Para prevenir doenças e controlá-las, também é importante manter todos os exames médicos em dia. Vale ressaltar que a prevenção é sempre o melhor caminho para uma saúde garantida! Para isso, a Clínica DC dispõe de toda uma estrutura e profissionais altamente capacitados. Entre em contato conosco e se informe de todos os nossos serviços.