E-social

E-social ampliará a fiscalização em segurança do trabalho.

A entrada em vigor do e-social reforça a importância do investimento em medicina do trabalho.

Com o e-social, as empresas necessitarão comprovar que os funcionários realizaram os exames ocupacionais, e que estão aptos a exercer suas funções específicas. O programa do governo faz parte da nova reforma trabalhista.

Hoje apenas cerca de 3% das mais de 5 milhões de empresas brasileiras é fiscalizada. A partir de janeiro, com a implementação do e-social, a fiscalização poderá cobrir cada um dos 31,8 milhões de assalariados.

Portanto, daqui para frente os investimentos em medicina ocupacional farão a diferença, prevenindo gastos com multas. Desde a admissão, o candidato deve ter as condições físicas e psíquicas ideais, evitando exposição a fatores que possam prejudicá-lo.

E através do monitoramento periódico, qualquer mudança na saúde dos colaboradores pode ser detectada, possibilitando a prevenção em todos os níveis. As avaliações também ajudam a controlar os fatores de risco, evitando doenças relacionadas ao desempenho.

O e-social também vai aumentar os requisitos para capacitação através de cursos e treinamentos, que têm um papel fundamental no cumprimento da legislação.

Essas mudanças buscam melhorar as condições de trabalho, interligando dados do Ministério do Trabalho, Previdência Social, Receita Federal e Caixa Econômica Federal.

 

ACIDENTES FATAIS NO TRABALHO

O investimento em medicina ocupacional é importante não só financeiramente, evitando despesas com multas, mas também para evitar acidentes muito mais graves, e até fatais.

Quando contabilizados os acidentes fatais de trabalho, as quedas com diferença de nível respondem por 14,49% do total. Em 2017, elas foram responsáveis por 161 das 1.111 mortes em ambiente de trabalho.

As áreas com maior ocorrência destes acidentes são a construção civil, transporte de cargas, comércio, hospitais e similares. As quedas em sua maioria são de escadas, andaimes, plataformas e caçambas de caminhões.

A prevenção deste tipo de acidente está muito bem definida na NR-35, que trata do trabalho em altura. A norma regulamentadora exige a realização de diversos exames para garantir a segurança do funcionário.

 

MEDICINA DO TRABALHO NA CLÍNICA DC

A Clínica David Czizyk atua na especialidade da Medicina do Trabalho há mais de 40 anos e foi pioneira na realização dos exames de eletroencefalograma (EEG) in company em Curitiba.

Localizada em um lugar privilegiado no centro da cidade, a clínica é reconhecida na área de medicina do trabalho por todo o conhecimento técnico e alta qualidade dos exames clínicos realizados, além da segurança e confiabilidade nos diagnósticos.

 

Contamos com serviços especializados em medicina do trabalho, como:

– Eletroencefalograma

– Eletrocardiograma

– Espirometria

– Acuidade visual

– Exames laboratoriais

– Audiometria

– Raio-X

Saiba mais aqui!